Explorando as operações básicas de matemática com o Scratch: Um estudo de caso no Ensino Fundamental II Exploring basic mathematical operations with Scratch: A case study in Elementary School II
Conteúdo do artigo principal
Resumo
A matemática, uma disciplina essencial na educação básica, frequentemente apresenta desafios significativos para muitos alunos. A introdução de tecnologias no ambiente educacional tem se mostrado uma solução promissora para mitigar essas dificuldades. Este estudo, parte de um Trabalho de Conclusão de Curso, foi realizado em uma escola de ensino fundamental com uma turma do 9º ano em Mombaça, Ceará, com o objetivo de explorar as operações básicas por meio do jogo "Mario vs Koopa Math" no aprendizado de matemática. Os resultados indicaram que, dos oito alunos participantes (seis meninas e dois meninos, entre 13 e 16 anos), a maioria relatou uma melhora notável em suas habilidades matemáticas e maior interesse nas aulas após a utilização do jogo. Contudo, foram identificadas limitações como problemas técnicos com os computadores, com o ambiente improvisado para a realização das atividades, além do tempo ser insuficiente para a realização das atividades. De forma positiva, os alunos apreciaram a inclusão de tecnologias, especialmente jogos educativos, ressaltando a importância de aulas mais interativas e envolventes.