Rumo à Regularização Fundiária Rural: Um Chatbot Conversacional com o Objetivo de Obter Documentos Necessários

Conteúdo do artigo principal

Janiel Carneiro Lima
Rhyan Ximenes de Brito
Saulo Anderson Freitas de Oliveira
David de Miranda Rodrigues

Resumo

Este trabalho apresenta o desenvolvimento de um chatbot acessível por meio da plataforma Telegram, com o intuito de facilitar o processo de regularização fundiária de propriedades rurais. A regularização fundiária é um tema de grande relevância no Brasil, uma vez que promove a segurança jurídica e a melhoria das condições de vida no campo. O chatbot foi projetado com o principal objetivo de simplificar a obtenção dos documentos necessários para esse processo, tornando-o mais ágil e acessível para os usuários. A pesquisa inicial envolveu a coleta de dados detalhados sobre a documentação exigida para a regularização fundiária. Esse levantamento permitiu identificar quais documentos são imprescindíveis para que o processo seja concluído com sucesso. Com essas informações em mãos, foi elaborado um fluxo de conversação que garante a viabilidade da obtenção desses documentos de forma online. O fluxo foi estruturado para guiar o usuário através das etapas necessárias, consultando as informações disponíveis no site do Governo Federal. Essa abordagem visa não apenas a eficiência, mas também a clareza nas orientações fornecidas. A construção do chatbot foi realizada utilizando a ferramenta DialogFlow, que possibilita uma interação mais natural e eficiente com os usuários. Com isso, espera-se contribuir significativamente para a melhoria do acesso à regularização fundiária no Brasil.

##plugins.themes.bootstrap3.displayStats.downloads##

##plugins.themes.bootstrap3.displayStats.noStats##

Detalhes do artigo

Seção

Artigos

Biografia do Autor

Janiel Carneiro Lima, IFCE - Campus Tianguá - CE

Discente do curso de Bacharelado em Ciência da Computação - IFCE - Campus Tianguá

Rhyan Ximenes de Brito, IFCE - Campus Tianguá - CE

Possui mestrado em Engenharia Elétrica e de Computação - UFC (2021); graduação em Ciências da Computação pela Universidade Estadual Vale do Acaraú - UVA (2004); graduação em Matemática pelo Centro Universitário de Jales - UNIJALES (2017); pós-graduação em Redes e Segurança de Sistemas - Instituto Superior de Teologia Aplicada - UNINTA (2010); pós-graduação em Mídias na Educação pela Universidade Federal do Ceará - UFC (2009); pós-graduação em Engenharia de Sistemas pela Escola Superior Aberta do Brasil - ESAB (2015); e pós-graduação em Docência na Educação Profissional EBTT pelo IFCE (2014). Atualmente é professor efetivo do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE).

Saulo Anderson Freitas de Oliveira, IFCE - Tauá - CE

Possui Doutorado em Ciência da Computação (2021) pela Universidade Federal do Ceará (UFC), Mestrado em Engenharia de Telecomunicações (2017) e Bacharelado em Ciência da Computação (2014) pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE). Atualmente, faz parte do quadro efetivo de docentes do IFCE. Leciona nos cursos de Mestrado Acadêmico em Ciência da Computação, nos cursos superiores de Tecnologia em Telemática e nos cursos técnicos de Redes de Computadores e Informática para Internet. Em 2019, recebeu uma bolsa do programa ELAP (Emerging Leaders American Program) para realizar mobilidade na École de Technologie Supérieure (ETS), em Montréal, Quebéc, Canadá, que foi interrompida, dois meses após o início, para assumir como docente efetivo no IFCE. Tem experiência na área de Metodologia e Técnicas de Computação (Linguagens de Programação, Desenvolvimento de Software, Desenvolvimento WEB) e Inteligência Artificial (Ciência de dados, Processamento de Imagens e Aprendizagem Profunda). Em relação à formação de recursos humanos, já concluiu 03 orientações de monografia de graduação, 02 orientações de iniciação científica (PIBIC) e 01 orientação de iniciação em desenvolvimento tecnológico e inovação (PIBITI). Ademais, no presente momento, orienta dois alunos em nível de mestrado.

David de Miranda Rodrigues, IFCE - Campus Tianguá - CE

Possui graduação em Bacharelado em Ciência da Computação pela Universidade Estadual do Piauí (2008) e Pós-Graduando em Redes de Computadores. Atualmente integra o corpo docente do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará - IFCE, Campus avançado de Tianguá. Tem experiência na área de Ciência da Computação, com ênfase em Linguagens de programação, Lógica para Ciência da Computação, banco de dados e redes de computadores.