Desafios na Utilização de Redes em Malha Sem Fios para a Deteção de Aves no Contexto da Agricultura Inteligente

Conteúdo do artigo principal

Fábio Cardoso
Daniel Carvalho
Pedro D. Gaspar
Vasco N. G. J. Soares
João M. L. P. Caldeira

Resumo

Os ataques das aves continuam a representar um dos maiores desafios enfrentados pelos agricultores, com implicação direta sobre a rentabilidade e sustentabilidade das explorações agrícolas. A aplicação de métodos tradicionais de dispersão de aves é ineficiente. Com o avanço da agricultura inteligente, torna-se inevitável integrar tecnologias num ambiente que, muitas vezes, carece das condições mínimas necessárias para a sua implementação. Um dos principais obstáculos nesse contexto é a disponibilidade de redes de comunicação de dados, devido à localização remota das explorações e à extensa cobertura requerida para monitorizar eficazmente as áreas agrícolas. Uma solução promissora para superar essas dificuldades é a utilização de redes em malha sem fios, que permitem uma comunicação eficiente entre sensores distribuídos. Essas redes podem ser projetadas para funcionar de forma robusta em ambientes rurais, oferecendo a flexibilidade necessária para se adaptar às particularidades do terreno. No entanto, as redes em malha sem fios também apresentam desafios próprios, como o congestionamento, escalabilidade e latência, que requerem uma análise atenta. Neste sentido, pretende-se com este trabalho analisar, propor e avaliar soluções que otimizem o desempenho destas redes, garantindo o envio bem-sucedido de mensagens necessárias num contexto de uma solução inovadora para dispersão de aves.

##plugins.themes.bootstrap3.displayStats.downloads##

##plugins.themes.bootstrap3.displayStats.noStats##

Detalhes do artigo

Seção

Artigos

Biografia do Autor

Vasco N. G. J. Soares, Polytechnic Institute of Castelo Branco, Av. Pedro Álvares Cabral, nº 12, 6000-084 Castelo Branco, Portugal Instituto de Telecomunicações, Rua Marquês d’Ávila e Bolama, 6201-001 Covilhã, Portugal AMA – Agência para a Modernização Administrativa, Rua de Santa Marta, n° 55, 1150-294 Lisboa, Portugal

Vasco N. G. J. Soares é Professor Adjunto e Instrutor da Academia Cisco da Escola Superior de Tecnologia do Instituto Politécnico de Castelo Branco. É Investigador do Instituto de Telecomunicações. É Co-fundador da startup InspiringSci, Lda.

Obteve a Licenciatura em Engenharia Informática na Universidade de Coimbra em 2002, e o Doutoramento em Engenharia Informática na Universidade da Beira Interior em 2012.

É autor ou coautor de mais de 100 publicações científicas em revistas internacionais, em capítulos de livros de edições internacionais, e em conferências nacionais e internacionais, e de 2 patentes nacionais.

É membro do corpo editorial e revisor científico de várias de revistas internacionais. É editor convidado de special issues em revistas internacionais. É regularmente membro de comités científicos e revisor de conferências nacionais e internacionais. Participou na organização de diversos eventos científicos nacionais e internacionais.

Tem participado, como investigador, em projetos de investigação de âmbito nacional e europeu relacionados com as redes veiculares e a Internet das coisas.

É Senior Member do IEEE.

O seu trabalho de investigação centra-se nas áreas das redes veiculares, redes tolerantes a atrasos/disrupções, Internet das coisas, cidades inteligentes e agricultura inteligente.